domingo, 30 de setembro de 2012

RESILIÊNCIA: A CAPACIDADE DE RECOMEÇAR


RESILIÊNCIA – A CAPACIDADE DE RECOMEÇAR*



Psicólogo Orivaldo Sales Filho

            Resiliência e um conceito emprestado da Física e é utilizado para designar a capacidade que alguns metais têm de voltarem à forma original e continuarem e cumprir sua função. É importante considerar que a capacidade de resiliência dos metais se demonstra quando esse determinado metal sofre algum tipo de pressão que lhe tira da forma original.
            Quando esse conceito é aplicado ao psiquismo humano, nos referimos à capacidade que um ser humano tem de enfrentar as adversidades da vida e se recompor após uma situação angustiante enfrentada.
            Quando um ser humano  demora muito tempo para se restabelecer e continuar a cumprir sua função social, normalmente ele perde oportunidade preciosas que a vida oferece, mas quando ele vive rapidamente o sofrimento que tem que viver e logo depois se restabelece ele com certeza será uma pessoa mais bem sucedida.
            Um dos segredos para que nosso psiquismo seja restabelecido rapidamente é não negar-se de viver cada etapa do processo de crise em que está enfrentando, ou seja, quando tentamos fechar os olhos e deixamos de explorar cada passo de nossos problemas, terminamos com a sensação de que tudo foi vivido na hora certa e não sobrou nada sem ser explorado.
            No caso de um Luto, por exemplo, com certeza não é fácil viver a perda de uma pessoa que amamos, mas se nos negarmos a viver toda dor na hora certa, com certeza manteremos energia negativa acumulada em nosso psiquismo e ficaremos com essa dor não resolvida por vários anos.
            Em casos como esse a recomendação mais plausível é se permitir sofre e viver o luto intensamente de forma que não fique nada pra depois. Assim, seu psiquismo terá mais capacidade de se restabelecer e voltar a funcionar normalmente.
            Outro exemplo que podemos aplicar o conceito de resiliência é diante de um conflito interpessoal, nesses casos recomenda-se comunicar seus sentimentos, dizer o que pensa, de forma educada e equilibrada, mas evitar guardar a angustia em silêncio pois ela pode apodrecer dentro de você.
            Quando falamos que a tristeza não expressada pode contaminar o interior de uma pessoa, estamos falando da capacidade que um ser humano tem de colocar pra fora suas angustias, de forma assertiva, ou seja de forma que não vá magoar outra pessoa.
            Quanto menos capacidade de expressar seus sentimentos, mais difícil fica de um ser humano se restabelecer e recomeçar a vida após uma situação de crise. Aliás, crise deve ser sempre uma oportunidade para crescer.

* Publicado no Jornal O Diário de Primavera do Leste e de Campo Verde de 27 de setembro de 2012.

Um comentário:

  1. Muito bom esse texto. Senti um alívio ao descobrir que é questão de saúde não guardar as angústias para que não apodreça.. MUITO real!! Mas, o que acontece quando simplesmente é difícil falar, despejar tais angústias??
    Como perceber que as crises são oportunidades de crescimento??

    ResponderExcluir