domingo, 30 de setembro de 2012

O CORPO FALA


O CORPO FALA*
Imagem do livro O corpo fala de  Tompakow, Roland; Weil, Pierre.

Psicólogo Orivaldo Sales Filho

Muitos acreditam que apenas o que as palavras que saem de nossas bocas são suficientes para comunicar o que sentimos e o que pensamos, mas isto é um engano. Mais de 90% do que transmitimos para outras pessoas é transmitido através de nossa comunicação não verbal.
Quando conhecemos profundamente alguém, basta observarmos sua postura corporal para logo perguntarmos: “O que você tem?”  “Por que está triste?”. Enfim todo ser humano tem um tipo de radar que nos possibilita ler as emoções das pessoas sem que elas falem como estão se sentindo.
Existe muito SIM com valor de NÃO e muito NÃO com valor de SIM e isso ocorre porque a comunicação verbal está dizendo uma coisa e a comunicação não verbal está dizendo outra, ou seja, a boca diz uma coisa e o restante do corpo diz outra.
Existem partes do corpo que representam funções específicas em nossa mente, vejamos algumas:
Ombros: representam o suporte para carregarmos as responsabilidades e os compromissos da vida, dai vem aquela expressão: “Nossa, parece que você está carregando o mundo nos ombros!”. Na maioria dos casos, dores nos ombros podem estar dando o sinal de que sua sobrecarga está muito alta.
Braços e mãos: pensemos juntos... qual a função dos braços e das mãos? Alcançar, tocar segurar, entre outras. Agora lembremos das expressões: “Temos que segurar as rédeas da vida!” “Temos que alcançar nossos objetivos!”. Nessas duas expressões está indicado a utilização dos braços e das mãos, isso ocorre porque com os braços e com as mãos, podemos “alcançar nossos objetivos” podemos segurar firme diante das turbulências que a vida apresenta. Braços e mãos também representarem uma extensão do nosso corpo, pois, através deles tocamos as pessoas, cumprimentamos e expressamos afeto para os outros seres vivos.
Pés: representam nossa conexão com a terra, ou seja, é a parte do corpo que faz contato primeiro com os lugares por onde andamos. Imaginemos se nossos pés pudessem falar. O que contariam sobre os lugares por onde já andamos? Essa pergunta ajuda a compreender a função psíquica dos pés pois é através deles que tocamos o solo de onde vamos. Problemas de saúde relacionado aos pés pode estar indicando que nossa interação com a realidade não anda muito boa, ou seja, que de alguma maneira ou estamos interagindo de forma inadequada com a realidade. Não é por acaso que hoje já existem profissionais especializados em tratar os problemas ligados aos pés.
Estomago: quais foram os “sapos” que já engolimos? Estamos sendo capazes de digerir os problemas da vida? Somos capazes de absorver o que há de melhor e descartar o restante? Todas essas perguntas nos levam a pensar em nosso sistema digestivo. Não é por acaso que pessoas com nível de ansiedade muito elevado podem desenvolver gastrite nervosa, refluxo ou outros problemas ligados ao sistema digestivo. Através da alimentação absorvemos nutrientes necessários para nossa sobrevivência, mas também absorvemos tudo aquilo que precisará ser descartado depois.
Enfim, tudo que ocorre em nosso corpo está nos dando sinal de algo em nosso psiquismo bem como toda expressão do nosso corpo está de alguma maneira comunicando algo. As pesquisas que existem nessa área são muito mais amplas e podem fornecer muito mais informações que não poderiam ser apresentadas apenas em forma de artigo.
Nosso objetivo aqui foi apresentar alguns elementos que comprovam que não podemos entender o corpo desligado da mente, nem tampouco podemos ter a ingênua compreensão de que apenas o que sai de nossas boas está comunicando nossas ideias e sensações, mas todo nosso corpo fala.

* Publicado no Jornal O Diário de Campo Verde e de Primavera do Leste em 27 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário