quinta-feira, 13 de setembro de 2012

QUALIFICAÇÃO PSICOLÓGICA


QUALIFICAÇÃO PSICOLÓGICA


Psicólogo Orivaldo Sales Filho*

Muito se fala sobre qualificação profissional e isso é importante, mas não é o único fator que determinará seu sucesso, pois coso não tenha QUALIFICAÇÃO PSICOLÓGICA, sua qualificação profissional corre o risco que ficar guardada apenas para você.
         Não temos dúvidas sobre a necessidade de estarmos preparados profissionalmente, economicamente, culturalmente, para encarar os desafios de crescimento de nossa sociedade, mas poucos falam sobre a importância de estar preparado psicologicamente para topar o desafio de crescer.
Houve uma época em que apenas as habilidades intelectuais bastavam para determinar o sucesso profissional de uma pessoa, hoje, as pesquisas mais recentes sobre o desempenho pessoal na sociedade moderna, exigem um bom desempenho emocional. Goleman (1996) já definia com clareza que habilidades reconhecer as próprias emoções, dirigir as emoções em busca de objetivos, as habilidades interpessoais e a capacidade de colocar-se no lugar dos outros, são habilidades que contribuem para prosperidade pessoal e profissional.
Hoje, queremos formar pessoas habilitadas para exercer o que chamamos de Liderança Reforçadora, ou seja, uma liderança que seja capaz motivar, entusiasmar seus liderados, que apresente de forma clara e objetiva onde se deseja chegar, mas principalmente que seja capaz de ampliar as qualidades de seus colaboradores, conseguindo assim produzir o efeito positivo que nossa sociedade espera.
Outro aspecto fundamental para sermos bem sucedidos nessa nova realidade é desenvolvermos o que chamamos de “Assertividade”. Ou seja, a capacidade de garantir que seus objetivos não sejam desviados pela falta de habilidade de dizer não, a facilidade de expressar sentimentos positivos e negativos de forma equilibrada e tranquila, sem necessitar ser agressivo com a pessoa com a qual está relacionando-se. O comportamento assertivo se desenvolve quando uma pessoa é capaz de realizar seus projetos de vida sem ser submisso, mas também ser agressivo com o interlocutor.
Mas para tudo que vamos realizar, precisamos ter claro onde queremos chegar, por isso, é fundamental que, além dos projetos de desenvolvimento econômico e social de nossa região, cada pessoa tenha também seu Projeto de Vida. Para desenvolver um projeto de vida eficiente é necessário que se estabeleça: 1 – O sentido da vida; 2 – Os objetivos na vida e; 3 – As metas diárias. A sintonia entre esses três aspectos do Projeto de Vida possibilitará maior eficiência em alcançar objetivos.
Projetar-se como líder dessa nova realidade exigirá de nós, um potencial arrojado de saber fazer as escolhas certas e termos um projeto de vida preparado para atender a dinâmica da realidade. Tal habilidade é a que estamos chamando aqui de QUALIFICAÇÃO PSICOLÓGICA.

* Co-autor do Livro Subjetividade e Violência e de Artigos científicos e jornalísticos. www.orivaldosalesfilho.com.br, (66) 3461-4131, (66) 9687-6215.

Nenhum comentário:

Postar um comentário