sábado, 15 de setembro de 2012

ASSERTIVIDADE: A CAPACIDADE DE EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS


ASSERTIVIDADE
A HABILIDADE DE DIZER NÃO SEM SER AGRESSIVO

Psicólogo Orivaldo Sales Filho

Você que tem dificuldade em dizer “não” e de expressar seus sentimentos?
Mesmo diante de situações que estão lhe incomodando e produzindo intenso sofrimento, você tem dificuldade de falar para outra pessoa que aquilo não está lhe fazendo bem?
Saiba que isso pode levar a situação a um extremo de estresse onde você acabará tendo um comportamento agressivo.
         Existe uma alternativa entre um extremo e outro? Onde estaria o equilíbrio?
No Comportamento Assertivo, pois esse significa “asseverar, assegurar” e garantir o seu bem estar, mantendo o bem estar da outra pessoa.
         Você evita que um comportamento agressivo ocorra quando expressa seus sentimentos, quando comunica aquilo que está sentindo e principalmente quando consegue explicar para o outro o que está sentindo e solicitar uma mudança de comportamento.
Essa é a função do comportamento assertivo, ou seja, transformar e melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais de maneira tranqüila, enérgica, porém, suave e equilibrada.
A assertividade visa garantir um bom relacionamento com a outra pessoa, expressar os seus sentimentos, comunicar as suas angustias e comunicar os seus medos, sem que para isso você necessite ser agressivo.
Existem pessoas que passam uma vida inteira, sem comunicar aquilo que sentem, sem apresentar os seus desejos e seus anseios. Normalmente essas pessoas acumulam um sofrimento muito intenso.
Como se livrar disso?
Começando a desenvolver a habilidade de expressar os seus sentimentos de maneira tranqüila, equilibrada e serena, ou seja, comunicar aquilo que sente, dizer aquilo que você gostou e também aquilo que lhe desagradou.
A função do comportamento assertivo é garantir que sua satisfação ocorra em sintonia com a satisfação das pessoas. Significa melhorar sua qualidade de vida, ou seja, ter a capacidade de expressar seus sentimentos com delicadeza, mas com firmeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário