quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ANGUSTIA PODE SER UM SINAL


ENTENDENDO A ANGUSTIA

Psicologo Orivaldo Sales Filho

Sentimentos angustiantes estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, prova disso é o aumento do número de casos de depressão, estresse, ansiedade, enfim de toda ordem de doenças do campo psicológico.
Para compreender este sentimento primeiro é necessário compreender que sentir-se um pouco tenso e ansioso pode ser importante para que sejamos impulsionados a tomar decisões, o problema só reside quando esses sentimentos tomam dimensões ameaçadoras e passam a produzir prejuízo para o ser humano.
Quando você esta diante de uma ameaça real, por exemplo, se precisa abrir fuga quando corre o risco de ser atacado por um animal raivoso, não tenha dúvida de que você irá sentir um pouco de angustia, mas também se continuasse “zem” talvez não teria a reação adequada para escapar do perigo.
O exemplo acima revela como que, na dose certa a angustia pode ter um impacto positivo na sua vida, mas o problema reside quando um ser humano passa a experimentar a sensação de que alguma coisa muito ruim pode acontecer a qualquer momento, nesses casos, é importante procurar a ajuda de profissionais da área da saúde mental para que tais sensações possam ser compreendidas e eliminadas.
Muitos ao sentirem angustia se perguntam: “Por que estou sentindo isso?”. Que tal se cada vez que experimentar sentimentos de angustia, você faça a pergunta: “Para que estou sentindo isso?”. Isso o ajudará a identificar que tipo de ameaças podem estar diante de você e principalmente se o que está acontecendo justifica de fato tanta angustia.
Dessa forma, podemos compreender que se sentir um pouco acelerado em uma situação de risco pode até ajudar na sua motivação, mas quando tais sentimentos dominam sua mente de forma negativa e paralisante, ai pode ter sido ligado um sinal de alerta de que algo não vai bem em seu psiquismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário