quinta-feira, 13 de setembro de 2012

AMIZADE MELHORA SAÚDE MENTAL


A AMIZADE SINCERA E
OS EFEITOS NA SAÚDE MENTAL

Orivaldo Sales Filho

Estabelecer vínculos de amizade estáveis e duradouros melhora o bem estar psicológico e proporciona mais qualidade de vida.

É comum presenciarmos pessoas que se adaptam à solidão e que aprendem que não podem confiar em outras pessoas, essa realidade tem produzido seres humanos cada vez mais depressivos e inseguros.
A lógica com que a sociedade está organizada nos ensina que as coisas precisam durar pouco, que os produtos estragam cada vez mais rápido e que o que é descartável seria sempre mais cômodo para nossas vidas.
Essa forma de pensar os produtos tem contaminado as relações entre os seres humanos e isso tem  produzido pessoas cada dia mais doentes e frágeis.
Para entendermos como uma pessoa isolada fica mais frágil costumamos utilizar o exemplo do graveto: “Se tentarmos quebrar um graveto, o conseguiremos fazê-lo com mais facilidade, mas se tentarmos fazer isso com um feixe de gravetos, ai encontraremos muito mais resistência pois, a unidade deles os torna forte”.
Assim são os seres humanos que tem amizades sinceras, são muito mais fortes e capazes de enfrentar os desafios da vida com muito mais facilidade.
Quando utilizamos o termo “amizade sincera” não estamos descartando a necessidade de termos vários contatos mais superficiais que vão contribuir com seu fortalecimento de sua vida pessoal e profissional, mas isso não substitui a necessidade de estabelecermos contatos com pessoas as quais podemos compartilhar questões mais particulares de nossas vidas.
Quando exercitamos o comportamento de confiar e confidenciar assuntos mais particulares para outra pessoa, estamos estimulando nossa autoconfiança e nossa autoestima e isso pode evitar com que transtornos psíquicos venham a aparecer em nossas vidas.
Enfim, “viver e não ter a vergonha de ser feliz” como dizia Gonzaguinha é uma arte que não depende apenas de momentos de euforia, mas também do exercício de confiar e acreditar  mais na amizade sincera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário