quinta-feira, 13 de setembro de 2012

LIDERANÇA E RELACIONAMENTO


LIDERANÇA E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Orivaldo Ferreira de Sales Filho

Todo relacionamento interpessoal implica em um processo de liderança, durante toda nossa história de vida, passamos pela liderança de outras pessoas ou lideramos alguém.
Ingênua é a ideia de que só os “mais fortes” lideram, pois em uma relação da mãe com o bebê, por exemplo, pode haver momentos em que a criança está na liderança da relação.
         Assim como na comunicação, podemos afirmar que mesmo que não fale nada, todo ser humano está sempre comunicando algo através da sua comunicação não verbal, também no que diz respeito à liderança, podemos afirmar com certeza que uma pessoa está sempre liderando outras pessoas, mesmo que isso não ocorra de forma consciente e voluntária.
         Afirmar que um ser humano está sempre liderando alguém pode parecer absurdo para àqueles que entendem a liderança como algo pré-determinado pela formalidade de um cargo ou função claramente definida como de “líder”. Mas segundo a perspectiva que trabalhamos aqui, o líder não é um ser eterno e fixado estaticamente, ao contrário, todo líder, ou está fortalecendo sua liderança ou está perdendo sua liderança, dessa forma, podemos afirmar que uma pessoa que não é formalmente a liderança de um determinado local, pode estar se conformando como líder e com o passar do tempo, se tornará o líder daquele ambiente.
Outro aspecto que é importante considerar é que o relacionamento interpessoal não é algo inato, mas algo aprendido, claro que existem algumas predisposições genéticas que podem marcar alguma tendência no relacionamento interpessoal, mas a grande parte é treinada durante a vida de um indivíduo.
Dessa forma, relacionar-se bem com as pessoas, exercer papel de liderança na vida dos outros pode ser uma habilidade aprendida durante toda história de vida de um ser humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário