quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PERIGOS DA DEPRESSÃO


PERIGOS DA DEPRESSÃO


Orivaldo  Sales Filho

COMO DIFERENCIAR SE ESTAMOS APENAS MELANCÓLICOS OU ESTAMOS COM UM QUADRO DEPRESSIVO?

         Quando experimentamos sentimentos angustiantes, fazemos algo para dissolvê-los e por consequência experimentamos o alívio, estamos diante de um mecanismo saudável, mas quando a angustia não passa podendo durar dias, meses e até mesmo anos, podemos estar diante de um quadro depressivo.
    A depressão consiste em um processo de redução das habilidades de relacionamentos interpessoais e intrapessoais, ou seja, significa que com o passar do tempo, vamos perdendo a habilidade de lidar comigo mesmo e com os outros.
         Falar de depressão é um assunto muito mais comum nos dias de hoje, afinal de contas a doença chega a ser chamada por alguns especialistas de mal do século. Mas como identificar uma depressão?
         Existem dois tipos mais comuns de depressão, a chamada Depressão Maior ou também chamada de Depressão Unipolar e aquela conhecida como Depressão menor ou também conhecida como Distimia.
      Quando falamos da Depressão Maior, estamos falando de um conjunto de sintomas facilmente identificáveis e visíveis, ou seja, esta forma da depressão tira a pessoas de seus compromissos sociais, pois durante o episódio, os sintomas depressivos são severos e intensos, impedindo o indivíduo de agir normalmente, havendo alto risco de suicídio se não tratado.
       Essa forma de depressão, apesar de produzir alto risco de vida é facilmente identificável, mas a chamada Depressão Menor também produz vários danos ao indivíduo, mas pode ser confundida com uma simples tristeza.
         A Depressão menor é uma desordem depressiva crônica durando pelo menos dois anos em adultos e se manifesta pela presença da síndrome depressiva, onde o paciente consegue funcionar socialmente mas sem experimentar prazer.
        Muitos são acometidos pela Depressão Menor, mas permanecem sem tratamento, pois ela pode ser confundida com a simples melancolia, ou seja, muitos afirmam que são assim mesmo, entendendo a Depressão como se ela tivesse que fazer parte das emoções normais que o indivíduo experimenta todos os dias.
         A esse tipo de depressão temos que guardar muito mais cuidado e atenção, pois muitas vezes ela acompanha a vida da pessoa por vários anos sem que nunca seja percebida e por consequência não seja tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário