sábado, 6 de outubro de 2012

BEM SUCEDIDO


QUANDO UM SER HUMANO 
É BEM SUCEDIDO


Psicologo Orivaldo Sales Filho

Certamente quando ele é capaz de dominar uma determinada situação e conectar-se a ela de forma que consiga prever e apresentar soluções para um determinado processo.
Segundo nossa perspectiva, o ser humano esperado ou capaz de produzir comportamentos eficazes para sua vida e para a vida de seu coletivo, é um ser humano capaz de conectar-se com uma determinada dinâmica e dominar este processo.
Vejamos um simples exemplo: O caso de um surfista que pretende pegar uma onda, ou seja, que deseja estar na crista da onda, termo este usado popularmente para designar alguém que está liderando algum processo, ou que está sendo bem sucedido em alguma de suas experiências: “Aquela pessoa está na crista da onda!”.
Primeiro o surfista precisa estar no local adequado para pegar ondas, ou seja, não pode estar nem na beira da praia nem muito no fundo onde as ondas ainda não se formaram. Para pegar a onda, precisa remar com os braços e conseguir atingir velocidade semelhante a da onda, para que ele possa estabelecer uma sintonia, ou seja, ser conduzido pela onda de forma que quando ela quebre, ele possa estar na crista da onda e assim, ser impulsionado pela força da onda possa praticar as diferentes manobras.
Percebam neste exemplo que o homem precisa dominar uma determinada situação, ou seja, aqui para nós, precisa estar sintonizado com ela. Preferimos utilizar o termo sintonizar, porque consideramos que assim como o homem exerce certo grau de domínio sobre a natureza, assim também a natureza (realidade/ambiente) também exerce uma dose de domínio sobre o ser humano.
Percebam que não entendemos que o ser humano é totalmente submetido ao ambiente sem ser capaz de exercer sua própria força, estando sempre submetido ao que o meio impõe. Também não nos alinhamos com a lógica de que o ser humano é totalmente livre e imune às interferências do meio. Para nós reside a lógica da unidade entre os elementos e a troca dialética de energias mútuas que ambos exercem sobre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário