sábado, 20 de abril de 2013

De Bem com o Passado




DE BEM COM O PASSADO

Orivaldo Sales Filho

            Sabemos que não podemos modificar o passado, ou seja, não podemos mudar os fatos ocorridos, mas a grande maioria das pessoas acaba esquecendo-se de resignificar as experiências do passado tirando delas cada dia novas informações.
            Todas nossas experiências do passado podem ser ilustradas como uma prateleira cheia de vidros com líquidos de todas as cores e cada um desses vidros representam as conclusões de que chegamos de cada experiência de nossas vidas.
            Cada experiência pode ser aproveitada separadamente ou combinada com outras experiências de nossas vidas. O que vale é saber que sempre temos algo novo pra aprender com experiências já vividas, sejam elas vividas por si mesmo ou por outras pessoas.
            Tudo que vivemos em nossa história marca de alguma maneira nossa própria vida e a de outras pessoas, por isso não podemos deixar de viver com intensidade cada momento, pois temos a certeza de que estamos construindo uma história.
            Uma das formas de adquirir sabedoria é tendo aprendido com as experiências já vividas por nós mesmos ou pelas pessoas ao nosso redor. Olhar com uma visão analítica sobre o passado, tirando dele o máximo de experiências possível.
            Encontramos com frequência pessoas, já com certa idade, dizendo que gostariam de voltar a ter a idade de sua juventude com a sabedoria que tem hoje. Isso significa que quanto mais sabedoria, mais habilidade de tomar decisões acertadas teremos.
            A capacidade de incomodar-se menos com os desafios da vida, de administrar de forma mais serena os conflitos que possam existir, enfim, a possibilidade de ser mais bem sucedido em cada fase da vida, tudo isso pode ser alcançado com mais sabedoria.
            Em cada experiência do passado tomamos alguma decisão e isso nos possibilitou chegar a alguma conclusão. Essas conclusões podem ser assumidas como verdade e serem repetidas nos dias de hoje ou podem ser tomadas como equívocos que nos tragam a conclusão de que hoje temos que fazer diferente.
            Por isso, saiba olhar para o passado de forma analítica, aprendendo experiências novas sobre cada fase de sua vida. Isso o ajudará a tomar decisões mais acertadas no momento presente e evita aquela sensação de arrependimento sobre sua história de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário