terça-feira, 28 de maio de 2013


ABRAÇAR É TERAPÊUTICO

Psicólogo Sales


Ontem, 22 de maio, foi o dia do abraço e sendo esta, uma coluna dedicada ao bem estar psicológico, não poderíamos deixar de apresentar a importância do abraço para o psiquismo humano.
Ontem fui entrevistado pela TV REAL / SBT falando sobre como o abraço influencia no bem estar emocional das pessoas.
Segundo dados apresentados na entrevista, um simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. O abraço significa saúde, pois segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico, pode aumentar a longevidade.
O estudo sugere ainda, que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares, além de fazer bem à saúde em geral. Segundo a psiquiatra Karen Grewen “os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos pós um abraço”.
A afetividade aumenta e traz bem-estar, efeito da ação do hormônio que gera o impulso e o desejo de cuidar. Kathleen Keating, autora do livro A Terapia do Abraço, diz que a sociedade está sofrendo de solidão, segundo a autora: “A tecnologia moderna é importante, mas todo ser humano precisa de carinho físico”.
Hoje em dia é comum as pessoas não admitirem que precisam de carinho, pois isso parece ser sinal de fraqueza e dependência, principalmente para os homens, mas o que poucos conseguem perceber é que existe algo poderoso em nossos braços, mãos e dedos que faz alguém se sentir amado e cuidado com um simples abraço.
Abraçar é saudável, ajuda o sistema imunológico, ajuda na cura da depressão, reduz o estresse, induz o sono, é revigorante e não tem efeitos colaterais. Enfim se temos à nosso dispor um remédio tão importante como esse, por que não utilizá-lo à nosso favor.
Um simples abraço pode fazer a diferença na vida de um ser humano, o toque é muito importante. Percebemos que em algumas igrejas ou sociedades as pessoas têm o hábito de se abraçarem, mas às vezes, não há uma plena consciência de que abraçar significa dar vazão aos sentimentos de compaixão, amor alegria, tristeza, afeição.
Um abraço pode ser dado no caso de parabenizar uma pessoa pela sua vitória ou ainda quando queremos apoiar uma pessoa em um momento difícil de sua vida. Nas duas ocasiões o abraço representa a transferência de energia positiva.
Até mesmo expressões como: “Abraçar a causa”, ou ainda, “Abraçando o Projeto” são usadas para designar a aprovação de pessoas à determinadas metas ou ideais de uma empresa ou organização, sendo assim abraçar significa acolher e dar sinal positivo ao que outras pessoas estão pensando.

Fato é que em todas ocasiões, abraçar é compreendido como uma mensagem positiva e afetiva, por isso não deixe passar a oportunidade de transmitir uma mensagem de amor através do abraço.